FOTO DA ITÁLIA - AULA DE AI - postagem no BLOG

 Veneza arrebata. Os céticos dirão que é uma arapuca de turistas. Os apocalípticos afirmam que logo afundará na laguna. Os que têm nojinho afirmam que cheira mal. Mas quem a conhece, se apaixona. O encantamento não vem por conta dos caros gondoleiros e suas árias fajutas, muito menos do musgo que sobe as paredes à beira dos canais.


Sua força está na singularidade. Estreitas ruelas o lançarão a uma piazza repleta de crianças brincando e um convidativo café sob a sombra de um ancestral campanário. Um despretensioso canal paralelo ao turbilhão de visitantes esconde um simpático mercadinho flutuante. Casarões de inconfundível estilo banham-se de obras de arte e fausto. Um conjunto que já seria gracioso, se não estivesse equilibrado sobre instáveis ilhotas. Veneza é única.


Estas 48 horas em Veneza o levarão a atrações óbvias e outras nem tanto, a uma Itália diferente, que fala um orgulhoso dialeto e aprecia os sabores do mar Adriático. Que vive às turras com seus milhares de visitantes, mas que não sobreviveria sem eles. Que sofre com inundações, cobra preços exorbitantes e, sim, de vez em quando tem cheiro de rio urbano brasileiro. Mas, se você deixar, te conquistará.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULAS de AI - introdução ao BLOG

Disciplina de Operação de Softwares Aplicativos (OSA) - 1º Módulo de Informática